Brindes de Cultura

Brindes de Cultura: Textos elaborados, dados concretos e opinião sobre Enologia, Vitivinicultura e agronomia

Sobre o Autor:

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Acadêmico de Agronomia UFSM, atuando na área de Enologia e Vitivinicultura. Um homem de opinião.
Portal Vitivinicultura

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Por que a cultura do vinho é tão elitizada no Brasil?


A introdução da cultura do vinho fino para o consumidor brasileiro se deu de forma elitizada, complicando as formas de apreciar a bebida. Harmonizações com pratos finos e rebuscados e a descrição detalhada e poética de aromas são alguns exemplos de como consumir vinho se tornou um “status”.

     Assim, o vinho e o espumante são servidos nas grandes mansões nas novelas, representando fartura e riqueza. Importado, é claro, pois é mais elegante beber este do que o nacional. Ainda, nos restaurantes, o vinho é vendido a preço de ouro, pois quem quer ter esse “status” de consumidor de bom vinho deve poder pagar.



 E dessa forma se tornou bonito saber nomes de uvas, safras, regiões ou qualquer conhecimento relacionado ao vinho, até mesmo girar a taça, como se algo tornasse melhor e diferenciasse quem entende de vinhos, mesmo que necessite pagar caro para ter esse "status".



Alguns aspectos não ficam claro dentro desse contexto. Onde fica a preferência do consumidor? Nos julgamentos dos críticos? Na harmonização que direciona um vinho para o prato e não para o gosto do consumidor? Até onde vai a noção de qualidade do vinho, esta não depende da percepção de cada um, da experiência, da expectativa? Existe um vinho ideal?


É claro que defeitos em vinhos podem ser detectados mais facilmente por especialistas e o consumidor apesar de não saber de que defeito se trata, saberá que é um vinho ruim, ficando a cargo do profissional explicar os motivos. É claro que uma descrição visa ser imparcial, descrevendo as características do vinho e deixando a critério de cada um, saber se tais características o agradam.

Entretanto, o dia em que o vinho for tratado como algo mais fácil, mais corriqueiro no Brasil, como já é em outros países, o dia em que beber vinho for apenas um prazer, sem necessidade de tanto requinte e especialização, quem sabe poderemos entrar em um bar qualquer e pedir uma taça de vinho fino para apreciar sem se preocupar com nada, apenas saborear o momento. 

     Com certeza desta forma será mais fácil introduzir a cultura do vinho no país. Desta forma, o consumidor leigo que acha que vinho é apenas para ricos e entendidos, poderá também sentir o prazer de degustar um bom vinho, o vinho que ele gostar.



4 comentários:

  1. Parabéns pelo post.

    Sou um defensor de que todos devem tomar o vinho que lhe agradam, comecei meu blog com um post assim, muita gente é contra, mas sou da mesma opinião sua.

    http://vinhosemcompromisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog. Agora preciso de tempo para ler tudo desde o comeco. Bom nivel de informacoes, MESMO.

    SDS

    ResponderExcluir
  3. Leandro, se considerar que voce he agronomo e bem jovem ainda, o blog ja he otimo. Capricha na gramatica e de resto certamente voce sera um (deve ser ja) otimo profissional.

    Ontem conversei bem com um produtor de pouquissimas garrafas de barolo, barbera e dolcetto. Um show. Realmente no campo he onde as coisas acontecem. Tenho raiva da minha ignorancia e de acompanhar o mercado tao de longe de onde ele se origina.

    Sucesso e saude.

    SDS, Blog JR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você, é, ótimo, gramática, será, já, "conversei bem" não faz sentido; "garrafas de barolo, barbera e dolcetto, um show." e não "garrafas de barolo, barbera e dolcetto. Um show."

      Excluir