Faz já algum tempo que acabaram as festas de fim de ano, porém, ao passar em um supermercado qualquer ainda pode ser encontrada nas prateleiras uma grande diversidade de finos espumantes gaúchos, apesar dos recordes estimados em venda em dezembro.
Isso deve-se ao reconhecimento que o vinho espumante gaúcho está conquistando, com alto padrão de qualidade, aliado à apuração do paladar do brasileiro e, principalmente, dos gaúchos, líderes do ranking brasileiro de consumo per capita de vinho.
A bebida que antes encantava o público com sua efervescência apenas nos brindes de fim de ano, agora está se tornando constante nas mesas Brasil à fora. Além do mais, os preços estão cada vez mais acessíveis, devido ao aumento na oferta e na procura. Segundo dados da União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA), a comercialização no mercado interno brasileiro de espumantes produzidos no Rio Grande do Sul, de 2005 a 2010, considerando apenas o periodo de janeiro a novembro, obteve um crescimento de 77,86%.
