Brindes de Cultura

Brindes de Cultura: Textos elaborados, dados concretos e opinião sobre Enologia, Vitivinicultura e agronomia

Sobre o Autor:

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Acadêmico de Agronomia UFSM, atuando na área de Enologia e Vitivinicultura. Um homem de opinião.
Portal Vitivinicultura

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A tampa de rosca: Uma tendência para o vinho moderno


     Conhecida como screwcap, vem substituindo as rolhas de cortiça ou mesmo as sintéticas no vedamento do vinho. Trata-se de uma tampa metálica de rosca coberta internamente por um plástico inerte.
   
   


     A tradicional e milenar rolha de cortiça é de um material caro, raro e passível a apresentar problemas. Não apresentam uma longa duração, podendo secar e causar o gosto de rolha no vinho, o que o torna desagradável para o consumo, e ainda pode ocorrer o TCA (2-4-6 Tricloroanisol), uma substância química volátil que pode contaminar a cortiça e provocar aromas desagradáveis de mofo no vinho. 
      
     A screwcap há anos é usada com sucesso em outras bebidas como sucos, água mineral, refrigerantes e até destilados. Traz algumas vantagens como seu baixo custo e o fácil manuseio, descartando o uso do saca rolhas. A garrafa pode ser guardada em pé, diferentemente da rolha, onde a bebida deve estar em contato com a mesma para evitar o secamento. Ainda é menos prejudicial ao ambiente do que rolhas sintéticas, já que se trata de um material reciclável.


     Há ainda questionamentos quanto a sua longevidade, embora já seja bastante aceita em vinhos brancos e de consumo jovem em geral. Este tipo de vedante é adotado por novos produtores a cada ano e é a grande tendência deste mercado.


     O maior entrave de seu domínio é a tradição milenar de abrir o vinho com o saca-rolhas, um ritual espiritual que encanta os apreciadores de um bom vinho.

     A busca pela conservação ideal do vinho e pela qualidade final deste impulsionam a substituição da rolha de cortiça. A screwcap já se apresenta como uma alternativa prática, viável e eficaz, basta apenas vencer o preconceito de estar associada a vinhos de menor qualidade, para assim, zelar pela qualidade suprema dos melhores produtos enológicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário