Brindes de Cultura

Brindes de Cultura: Textos elaborados, dados concretos e opinião sobre Enologia, Vitivinicultura e agronomia

Sobre o Autor:

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Acadêmico de Agronomia UFSM, atuando na área de Enologia e Vitivinicultura. Um homem de opinião.
Portal Vitivinicultura

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A "Revolução Industrial" da produção vitivinícola brasileira


     Há poucos anos a produção de vinhos do Brasil era uma atividade apenas artesanal e empírica, fabricados somente com o know-how dos descendentes de europeus, principalmente no sul do país. Com o tempo o setor foi sendo modernizado, cientifizado e profissionalizado pela descoberta do enorme potencial vitivínicola do país. 



     Esse potencial atraiu investidores. Os tanques de madeira para fermentação foram substituidos pelos de aço inox, foram introduzidas cultivares nobres europeias e o sistema de condução em espaldeira.   Surgiu a busca por regiões que possam ser exploradas com qualidade e produtividade para o setor. Os processos de fabricação estão continuamente sendo automatizados e mecanizados desde o solo à videira e da fermentação ao envelhecimento.                                                                   

colheita mecânica da videira no Brasil
     Na campanha gaúcha já há maquinas que fazem a poda verde, desponta, desfolha, desbrota e  a colheita mecânica da videira. Já há processos automatizados de engarrafamento, rotulagem, climatização e enrolhamento dos vinhos em grandes empresas do país. Já chegaram ao Brasil as "giropaletas", máquinas que fazem o "remuage", e ainda sistemas automáticos do "degórgement" de vinhos espumantes.

Giropaletas:
 Giram a garrafa para levar a levedura para a boca da garrafa ("Remuage").
http://www.champagnewarehouse.com/wp-content/uploads/remuage.jpg


     Todas essas e outras inovações trazem uma significativa redução de custos, de mão-de-obra, melhor padronização da produção e monitoramento automático das condições da produção em cada etapa e por isso, possibilitam expansão dos cultivos da videira e da vinificação além de melhorar a qualidade das uvas e dos vinhos.  É a ciência e a tecnologia à serviço do vinho. 

    Com isso, o Brasil está se tornando competitivo e está adquirindo respeito no mercado mundial, produzindo vinhos de qualidade e acessíveis ao público, oferecendo características próprias e definidas ao mercado dos já "emblemáticos vinhos brasileiros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário