Brindes de Cultura

Brindes de Cultura: Textos elaborados, dados concretos e opinião sobre Enologia, Vitivinicultura e agronomia

Sobre o Autor:

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Acadêmico de Agronomia UFSM, atuando na área de Enologia e Vitivinicultura. Um homem de opinião.
Portal Vitivinicultura

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Vinhos apreendidos pela Receita Federal viram Álcool

     A Receita Federal e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, firmaram um convênio em junho deste ano para transformar o álcool de bebidas alcoólicas apreendidas por contrabando, em álcool combustível ou gel.



     Entre as atribuições da Receita Federal está o combate ao contrabando e a fiscalização do “Imposto sobre Produtos Industrializados”, que resultam em um volume de apreensões de bebidas alcoólicas.


     A medida é considerada uma forma de dar fim a essas mercadorias alcoólicas apreendidas que não devem retornar ao público com a mesma utilidade. O órgão federal não possui serviços técnicos especializados para atestar a qualidade dos produtos apreendidos, por isso resolveu optar pela alternativa de transformação.

  Com o processo  desenvolvido no Colégio Politécnico da UFSM, haverá o aproveitamento total das bebidas. O álcool é destilado e dele resultam produtos para limpeza e combustíveis que serão usados em veículos e em laboratórios da UFSM. O resíduo da produção é transformado em um adubo rico em nutrientes. Já o vidro das garrafas é encaminhado para cooperativas de reciclagem.
     O combate ao contrabando de vinhos é uma ação que incomoda comerciantes e até a população que costuma cruzar a fronteira para comprar vinhos por um preço mais acessível. Preço este, que dificulta a concorrência dos vinhos brasileiros com os importados, pois, além de termos um custo de produção elevado, ainda temos os impostos. Assim, com o combate ao contrabando fortalecido, fortalecemos a produção nacional.
     Agora, vinho que cruza a fronteira sem prestar contas, quando apreendido, vira álcool. Que sirva de exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário