Brindes de Cultura

Brindes de Cultura: Textos elaborados, dados concretos e opinião sobre Enologia, Vitivinicultura e agronomia

Sobre o Autor:

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Acadêmico de Agronomia UFSM, atuando na área de Enologia e Vitivinicultura. Um homem de opinião.
Portal Vitivinicultura

terça-feira, 23 de agosto de 2011

As condições agronômicas para o emblemático espumante brasileiro

      O Brasil é unanimemente referência mundial em vinhos espumantes, produzindo renomados, premiados e originais espumantes, com características bem pessoais do país e estando este dentre os melhores do mundo.


     As características de clima, como a umidade excessiva, a insolação um tanto quanto deficiente e os solos ácidos, que são problemas para vinhos tintos finos, pelo contrário, formam parte da personalidade brasileira na produção de espumantes.


         Para fabricação do vinho-base, que será conduzido a uma segunda fermentação, de onde vêm as borbulhas da bebida, é fundamental uma menor graduação alcoólica e uma acidez elevada.
     Dessa forma, obtém-se os aromas finos, delicados  e nítidos nos processos fermentativos, originários da características de nossos solos e clima, que contribuem em muito para a qualidade dos espumantes.
  

     As variedades mais empregadas na vinificação de espumantes, as brancas chardonnay, riesling e moscato, são todas cultivares de ciclo curto, colhidas bem antes das tintas tradicionais uvas tintas. Por isso, ficam naturalmente menos tempo no campo sofrendo menos infecções de doenças e outras condições adversas. Nessas condições maturam adequadamente e com as características desejadas para produção de um excelente vinho-base.


     Os vinhos espumantes aqui produzidos têm características de um vinho jovem, delicado, frutado e próprio, concorrendo de igual pra igual com tradicionais produtores mundiais e oferecendo a mesma ou maior qualidade, por um preço bem menos acentuado. Somos privilegiados em ter aqui, condições culturais, tecnológicas e, sobretudo climáticas e agronômicas, de produzir um vinho espumante tão emblemático.


Nenhum comentário:

Postar um comentário