Brindes de Cultura

Brindes de Cultura: Textos elaborados, dados concretos e opinião sobre Enologia, Vitivinicultura e agronomia

Sobre o Autor:

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Acadêmico de Agronomia UFSM, atuando na área de Enologia e Vitivinicultura. Um homem de opinião.
Portal Vitivinicultura

terça-feira, 12 de julho de 2011

Vinhos tintos finos brasileiros no cardápio do inverno


     O inverno chegou e aquele friozinho noturno estimula nosso paladar a degustar um bom vinho fino tinto brasileiro. Os  vinhos do país estão se tornando mais complexos e requintados com os avanços tecnológicos, os cuidados com os vinhedos e vinificação e o cultivo da vide em regiões diferenciadas e mais propícias para a videira.

     Os vinhos finos tintos tiveram suas vendas aumentadas em 3,4% em 2010, com a comercialização de 13,48 milhões de litros de janeiro a dezembro, frente a 13 milhões de litros no mesmo período de 2009, conforme o balaço do Ibravin. Pouco se comparado ao aumento de 12% das vendas de vinhos espumantes no mesmo período.
     Fato explicável pela produção de espumantes se concentrar na região da Serra Gaúcha, com clima excessivamete úmido, o qual gera uvas mais ácidas, próprias para o vinho espumante de alto padrão brasileiro. 
     Porém, o cenário vitivinícola do país está mudando e já podemos consumir vinhos de castas produzidas em regiões mais secas, de clima temperado e mais planas, com maior facilidade de mecanização para alta produção; como na Serra do Sudeste e na Campanha do RS, cujo potencial é de gerar vinhos equiparáveis aos concorrentes internacionais.
     O que ainda falta no país, é a acessibilidade de tais vinhos ao público como alternativa aos importados da América do Sul. Incentivos fiscais por parte do governo podem auxiliar na competitividade do nosso produto e o brasileiro deve valorizar e dar preferência aos vinhos finos de qualidade nacionais.
     Por isso, nesse inverno, por que não procurar rótulos brasileiros para, ao menos, experimentá-los? Assim estaremos contribuindo para o fortalecimento da nossa cadeia produtiva e proporcionado a fabricação de vinhos cada vez mais sensacionais para apreciarmos na já tão grandiosa gastronomia brasileira.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário