Brindes de Cultura

Brindes de Cultura: Textos elaborados, dados concretos e opinião sobre Enologia, Vitivinicultura e agronomia

Sobre o Autor:

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Acadêmico de Agronomia UFSM, atuando na área de Enologia e Vitivinicultura. Um homem de opinião.
Portal Vitivinicultura

terça-feira, 19 de julho de 2011

O Mercado dos Sucos de Uva. Uma alternativa viável à viticultura e consolidada com a safra 2011

     A crescente demanda por produtos naturais e saudáveis, que ofereçam além do aspecto nutricional, benefícios à saúde do consumidor, tem incentivado o consumo de sucos integrais de uva, que contém as substâncias antioxidantes famosas por serem encontradas nos vinhos, porém sem a presença de alcool, assim a produção de suco no Brasil vem substituindo gradativamente a de vinhos de mesa nos últimos anos.


   Nesta última safra, 2011, os dados do IBRAVIN contabilizaram 707,2 milhões de quilos de uvas colhidas no RS, Estado responsável por cerca de 55% da produção de uvas no país. O crescimento é de 180,4 milhões de quilos, recorde histórico 10% superior aos 634 milhões de quilos de uva da safra 2008 e 34,2% a mais do que os 526,8 milhões de quilos colhidos na safra de 2010. O maior aumento ocorreu justamente nas uvas comuns, Vitis labrusca ou híbridas, que resultaram numa colheita de 624,9 milhões de quilos.

     O mercado de suco de uva, que cresceu 300% nos últimos sete anos no Brasil, foi privilegiado na destinação final das uvas comuns. Quase a metade destas teve como destino a fabricação de suco de uva, na comparação com 2004, o volume de uva comum designada ao suco dobrou o volume, passando de 24,2% para 49% este ano.

      Assim, este nicho de mercado se consolida como uma alternativa substancial aos viticultores e denota a mudança na situação vitícola do Brasil, onde os antes populares vinhos de mesa perdem cada vez mais espaço no cenário vitivinícola brasileiro, agora com a ascensão e o prestígio dos sucos de uva, não alcoólicos, saudáveis e naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário