Brindes de Cultura

Brindes de Cultura: Textos elaborados, dados concretos e opinião sobre Enologia, Vitivinicultura e agronomia

Sobre o Autor:

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Acadêmico de Agronomia UFSM, atuando na área de Enologia e Vitivinicultura. Um homem de opinião.
Portal Vitivinicultura

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Profissional Eng° Agrônomo à serviço do vinho

        Quando se trata de produção de vinhos, é essencial o cuidado em todos os detalhes de cada etapa de vinificação. Porém, antes de iniciar a fermentação, há etapas fundamentais na produção da matéria prima, a uva, que há de estar em sintonia com o objetivo final do processo de produção do vinho.




         Um dos fatores que limiam a competitividade mundial do setor vitivinícola é a qualidade da uva destinada à vinificação, resultante da interação entre fatores climáticos, de solo, bem como das técnicas de produção vitícola.
        A vitivinicultura encontra-se em fase de expansão no Brasil e para competirmos com outros países tradicionais produtores devemos ser impecáveis na obtenção de uvas dignas de nosso terroir.

     Só com o conhecimento de quem entende as relações entre clima-planta-solo é possível obter a melhor uva de cada situação. Trabalhar com essa uva na fabricação do vinho é uma ciência e uma arte que deve ser empregada minuciosamente, buscando exprimir todo o potencial dessa uva em um vinho emblemático.



      Pode-se definir enologia como a ciência e a arte de transformar a uva em vinho e vinificação, o conjunto de operações para essa transformação. Para buscar a excelência no vinho, torna-se essencial obter matéria prima de qualidade e buscar a mesma qualidade na transformação desta.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário