Brindes de Cultura

Brindes de Cultura: Textos elaborados, dados concretos e opinião sobre Enologia, Vitivinicultura e agronomia

Sobre o Autor:

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Acadêmico de Agronomia UFSM, atuando na área de Enologia e Vitivinicultura. Um homem de opinião.
Portal Vitivinicultura

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

É tempo de Vinho Espumante!


As temperaturas altas já reinam no sul do Brasil e, com esse clima quente, a sede por uma bebida refrescante e saborosa é constante e predominante no dia a dia. Além do clima favorável, estamos entrando numa temporada de festas, o fim de ano está chegando, o natal e reveillon se aproximando e também  as comemorações de encerramento do ano em empresas e grupos, que são algumas situações e que um bom vinho espumante vem a calhar.




Esse cenário aquece o mercado de vinhos do país. As campanhas de publicidade para o fim de ano já estão em divulgação. Os bares, restaurantes, hotéis e supermercados já estão preparando seus estoques para a “temporada das borbulhas”. A taxa de crescimento da comercialização de vinhos espumantes gira em torno de 12% ao ano e a expectativa é que, em 2011, os dados superem os de 2010, onde foram vendidos 12,5 milhões de litros de vinhos espumantes.

    
   O vinho espumante nacional é reconhecido mundialmente por sua qualidade e os brasileiros reconhecem a magnitude do produto nacional. Prova disto são os números de vendas de vinho espumante produzido no RS, segundo o IBRAVIN, 11,77 milhões de litros foram colocados no mercado no primeiro semestre de 2011 e, para o segundo semestre estima-se que mais da metade da produção será colocada à venda.


Resultado disso é o crescimento da indústria, o total de empresas vinícolas no Rio Grande do Sul soma 751 este ano, uma elevação de 71% na última década.  Nossa aptidão para produção de uvas brancas, que servem de base para vinhos espumantes, aliada à tecnificação e investimentos no setor e à demanda do mercado são os grandes responsáveis por essa situação.


Além do mais, esse clima quente e de festas dessa época do ano aumenta as expectativas do setor vitivinícola brasileiro. Quem agradece são os consumidores, que cada vez tem mais acesso a essa sofisticada bebida de alto padrão de qualidade. Um brinde ao excelente vinho espumante brasileiro!





Nenhum comentário:

Postar um comentário