Brindes de Cultura

Brindes de Cultura: Textos elaborados, dados concretos e opinião sobre Enologia, Vitivinicultura e agronomia

Sobre o Autor:

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Acadêmico de Agronomia UFSM, atuando na área de Enologia e Vitivinicultura. Um homem de opinião.
Portal Vitivinicultura

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Vitória do vinho brasileiro!



     O setor vitivinícola, que tomou uma medida polêmica ao realizar o pedido de salvaguarda junto ao Mdic com o objetivo de proteger a indústria brasileira de vinhos, agora alcança uma grande vitória ao realizar uma parceria com importadores e comerciantes visando buscar uma solução para a crise na indústria brasileira de vinhos, na forma de um acordo de cooperação.

A medida drástica provocou, inicialmente, um boicote a vinhos brasileiros em cartas de vinhos pelo país, mas teve um papel muito importante em chamar a atenção de todos os envolvidos para a crise que se instalou e provocar uma mudança que realmente possa salvar a vitivinicultura brasileira.

Após o anúncio do pedido, os vinhos do Brasil, antes esquecidos e que, em média, pouco apareciam nas degustações e cartas de vinhos, agora tinham todos os holofotes voltados para si. Muito do bom e do ruim foi dito e analisado sobre os vinhos nacionais, mas a discussão que se iniciou apontou possíveis soluções para a crise e, ao final, resultou em uma união do setor para salvar nossos produtores e definitivamente, colocar os vinhos do Brasil nas cartas de vinhos pelo mundo e na mesa dos consumidores, que serão os maiores beneficiados. 



     Dentre as medidas firmadas entre as entidades representativas, além dos investimentos para a qualidade do vinho nacional, destacam-se os incentivos e campanhas de promoção para aumento do consumo de vinho per capita dos brasileiros, um percentual mínimo exigido de vinhos nacionais em lojas especializadas, restaurantes e supermercados e a mobilização pela redução de impostos incidentes sobre o vinho.



     Uma vitória para o vinho brasileiro, que está buscando o seu lugar ao sol, ao lado de grandes vinhos já reconhecidos mundo à fora, que é o lugar onde deve e merece estar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário