
Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), a passagem
Com o fim antecipado do inverno, a brotação das videiras, que deveria começar apenas em setembro, este ano começou a ocorrer no início de agosto, muitas cultivares já floresceram e a ocorrência de neve ou geada neste momento pode comprometer a safra de uva, tanto da Serra Gaúcha, quanto dos Campos de Cima da Serra e seus vinhos de altitude em SC.
O produtor que tiver recursos ao seu alcance, pode tomar algumas mediadas imediatas de prevenção, como:
- Efetuar um molhamento da cultura utilizando irrigação por aspersão com equipamento específico (taxa de 1 a 2 mm/hora).
- Aplicação de neblina artificial (nebulização) sobre a cultura para evitar a perda de calor do solo. Pode ser feito com o aquecimento do ar próximo à superfície do solo, por exemplo com queima de serragem salitrada em pontos estratégicos. Ainda podem ser utilizadas outras fontes de calor, mas várias pequenas fontes para disseminar o calor mais uniformemente.
- Utilizar a máquina TPC para o Thermal Pest Control, o jato de ar quente sobre as videiras pode elevar em até 8ºC a temperatura num raio do 10 hectares evitando a ação da geada na lavoura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário