Brindes de Cultura

Brindes de Cultura: Textos elaborados, dados concretos e opinião sobre Enologia, Vitivinicultura e agronomia

Sobre o Autor:

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Acadêmico de Agronomia UFSM, atuando na área de Enologia e Vitivinicultura. Um homem de opinião.
Portal Vitivinicultura

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A safra 2012 na Serra Gaúcha: adversidades e a promessa de excelentes espumantes



Apesar da tão esperada estiagem, consequente do fenômeno La Niña, prometer uma colheita excepcional durante a safra 2012, os vinhedos da Serra do Rio Grande do Sul passaram por várias adversidades.



O granizo que ocorreu na região durante a primeira quinzena de dezembro, época de formação dos cachos, trouxe um sério prejuízo para alguns viticultores, principalmente em Flores da Cunha e Caxias do Sul, ao todo foram atingidas 1,2 mil propriedades em 12 municípios.

As condições de deficiência hídrica na época de enchimento das bagas deixaram nas debilitadas, fazendo com que se recorresse a meios atípicos, como precários sistemas de irrigação, utilizando mangueiras e até transportando água em tonéis para salvar a produção.

Esse cenário nos leva a concluir que é preciso que haja uma maior precaução para situações adversas. Os métodos de irrigação, controle de geadas e outras técnicas devem ser popularizados para que não fiquemos a mercê do clima, colocando em risco um árduo trabalho de anos nas lavouras. Só com essa devida precaução poderemos nos consolidar no mercado de vinho como produtores diferenciados.



     Contudo, a redução da umidade na safra  gerou uvas mais sadias e como consequência uma menor necessidade de tratamentos fitossanitários. Dessa forma, a produtividade será um pouco reduzida, porém, com um incremento na qualidade das uvas, que gerarão excelentes vinhos. 

   
 As uvas para vinhos espumantes, como as chardonnay e pinot noir, foram as maiores beneficiadas pelo clima do verão da serra gaúcha. Em dezembro e janeiro houve poucas chuvas e uma média de temperatura amena, entre 25º e 30º, além da elevada amplitude térmica entre dias e noites, o que favoreceu o equilíbrio entre açúcar e acidez e ainda uma complexidade de aromas. 

Condições  ideais para o vinho espumante emblemático da região e que proporcionam a ele o frescor e jovialidade típicos dos consagrados vinhos espumantes da Serra Gaúcha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário