Brindes de Cultura

Brindes de Cultura: Textos elaborados, dados concretos e opinião sobre Enologia, Vitivinicultura e agronomia

Sobre o Autor:

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Acadêmico de Agronomia UFSM, atuando na área de Enologia e Vitivinicultura. Um homem de opinião.
Portal Vitivinicultura

segunda-feira, 9 de julho de 2012

A explosão do consumo de Vinho Espumante brasileiro

     É extremamente recente o “boom” dos Espumantes no Brasil, o consumo da bebida alcança uma taxa de crescimento de 12,5% ao ano. Em 2010, conforme o balanço do Instituto Brasileiro do Vinho, IBRAVIN, foram vendidos 12,5 milhões de litros de vinhos espumantes em 2010, um crescimento de 12% em relação a 2009.

        Essa tendência se mostra exponencial desde a década de 90, conforme analisa o trabalho da pesquisadora Loiva R. De Mello: “Tendências de Consumo e Perspectivas do Mercado de Vinhos no Brasil.” onde no período de 1995 a 2001 a taxa de crescimento do consumo de Espumantes nacionais foi de 17,6% ao ano.
     Segundo a UVIBRA, União Brasileira de Vitivinicultura, a comercialização de 2005 a 2010 obteve um aumento de 69,45% no mercado brasileiro de Espumantes produzidos no Rio Grande do Sul, que representam uma parcela de cerca de 90% da produção nacional.

   Isso pode ser explicado pelo avanço tecnológico e o zelo das nossas vinícolas em busca de excelência na produção, aliado ao aumento do potencial de consumo dos brasileiros. Além do mais, as borbulhas nacionais oferecem preços mais acessíveis e qualidade equiparável aos importados, tendo estilo e características próprias e bem definidas de um Espumante tropical.

     Com isso, o consumo de Espumante vem perdendo a sazonalidade de consumo apenas nas festas de fim de ano e alcançando cargo honorário no paladar dos brasileiros, conquistando seguidas medalhas internacionalmente e sendo prestigiado em todos os cantos do mundo, se tornando o grande produto vitivinícola do nosso país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário