Brindes de Cultura

Brindes de Cultura: Textos elaborados, dados concretos e opinião sobre Enologia, Vitivinicultura e agronomia

Sobre o Autor:

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Acadêmico de Agronomia UFSM, atuando na área de Enologia e Vitivinicultura. Um homem de opinião.
Portal Vitivinicultura

ESPUMANTE GAÚCHO: Brinde o ano inteiro!



        Faz já algum tempo que acabaram as festas de fim de ano, porém, ao passar em um supermercado qualquer ainda pode ser encontrada nas prateleiras uma grande diversidade de finos espumantes gaúchos, apesar dos recordes estimados em venda em dezembro.




      Isso deve-se ao reconhecimento que o vinho espumante gaúcho está conquistando, com alto padrão de qualidade, aliado à apuração do paladar do brasileiro e, principalmente, dos gaúchos, líderes do ranking brasileiro de consumo per capita de vinho.


        A bebida que antes encantava o público com sua efervescência apenas nos brindes de fim de ano, agora está se tornando constante nas mesas Brasil à fora. Além do mais, os preços estão cada vez mais acessíveis, devido ao aumento na oferta e na procura. Segundo dados da União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA), a comercialização no mercado interno brasileiro de espumantes produzidos no Rio Grande do Sul, de 2005 a 2010, considerando apenas o periodo de janeiro a novembro, obteve um crescimento de 77,86%.

           Os gaúchos, autoridades no Brasil em consumo de vinhos tranquilos, estão se rendendo ao bom espumante produzido no Estado e, nessa época de verão, com excessivo calor, no lugar do vinho, de inverno, para aquecer o corpo, que tal um espumante gelado e refrescante para dar um toque de fineza e elegância ao cardápio?



      Um brinde a essa sofisticada, fantástica e saborosa bebida, o espumante gaúcho!
     

Texto publicado no Jornal do Comércio em 01/02/2011 - Porto Alegre RS.