Brindes de Cultura

Brindes de Cultura: Textos elaborados, dados concretos e opinião sobre Enologia, Vitivinicultura e agronomia

Sobre o Autor:

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Acadêmico de Agronomia UFSM, atuando na área de Enologia e Vitivinicultura. Um homem de opinião.
Portal Vitivinicultura

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Tecnologia TPC: Uma alternativa para a produção vitícola

    
Máquina Lazo TPC
      O público consumidor  de vinhos finos está cada ano mais exigente e a indústria vitivinícola além de ter que suprir a busca por qualidade nos vinhos, há também de se preocupar com os impactos da agricultura sobre o meio ambiente. 


     Uma tecnologia desenvolvida no Chile pela Lazo TPC, o sistema Thermal Pest Control (TPC), já esta sendo usada no Brasil para atender essa demanda, trazendo consigo resultados otimistas tanto em qualidade de uvas e vinhos, como em custo X benefício para o produtor com a redução de custos em  aplicações fitossanitárias.

     É um processo à base de ar a uma temperatura entre 120ºC e 150ºC com velocidade de 120Km/h. Esse jato de ar causa um estresse na planta, estimulando os mecanismos de defesa da planta, elimina fungos, bactérias e insetos, resultando em uvas de melhor qualidade, além de proporcionar produtos sustentáveis e reduzir os custos de produção.

     Traz ainda outros benefícios, como por exemplo, a aceleração da maturação do fruto e o fortalecimento das casca das uvas. Tais atributos refletem em qualidade e produtividade, inclusive aumentando os índices do antioxidante natural resveratrol, combatente do envelhecimento das células.

     No Brasil O TPC foi utilizado em mais de 1.000 hectares na última safra, 50 máquinas no total, sendo 25 delas em Petrolina, no Vale do São Francisco, 19 no Rio Grande do Sul e 6 em Santa Catarina.

     Já podemos encontrar vinhos oriundos dessa produção no mercado, o que vem a engrandecer ainda mais os vinhos nacionais e a confirmar a tendência de excelência de produção que estamos buscando e alcançando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário